Sunday, July 26, 2009

Preguiça

Qual é a data de validade de um relacionamento?
Para os mais românticos é talvez inadmissível pensar tal coisa. Um relacionamento pode durar a vida toda muitos devem pensar.
Mas a questão maior é, por quanto tempo as pessoas mantêm paciência e continuam a se dedicar de fato a vida a dois?
Estou aqui levantando uma questão um pouco diferente daquelas já tão exploradas por cientistas do mundo todo. Não quero questionar quanto tempo dura a paixão ou o amor. Quero entender até quando alguém consegue levar um relacionamento a diante, e isso pode variar de pessoa pra pessoa.
Até um passado não muito distante eu sempre gostei de relacionamentos. Até casar eu já me casei. Mas hoje eu não sei mais até quando eu quero isso.
Eu acho muito bom aquele sentimento de conquista inicial, de romance. Aquele friozinho na barriga de quando se vê a pessoa. É contraditorio, mas ao mesmo tempo eu também ando com preguiça de tudo isso. As conversas pra se conhecer melhor, "o que você faz", "que musica você gosta", "você gosta de comer japa", etc etc etc... Ai, tudo isso simplesmente me da preguiça. A vontade de pular pro "next step" é interminável, porém meio difícil de acontecer.
Ai passa essa fase inicial, que é a parte mais legal (com excessão do "get to know") e a preguiça volta.
A questão toda é que de fato, manter um relacionamento, manter ele vivo e feliz, é muito trabalhoso, requer dedicação e cada vez menos as pessoas querem se dar a esse trabalho.
Não sei se isso é consequência da experiência que vamos adquirindo com o passar dos anos. E essa preguiça é reflexo de tanto esforço utilizado em vão, ou se nos simplesmente nos damos conta e nos conformamos que não existe relacionamento ideal. Por conta disso, alguns de nos decidimos compartilhar a vida a dois somente até onde exista somente prazer.
Eu me pergunto também se de repente eu só comecei a pensar assim porque eu virei um pouco homem.... mas isso já é assunto pra outro post.

No comments: