Sunday, January 18, 2009

Balanço 2008 - Volume III

Novembro e Dezembro de 2008 foram meses tensos. Tensos mas felizes.
Tudo começou numa noite de feriado com um e-mail com uma noticia muito boa. Minha entrevista no escritório de imigração havia sido marcada, e seria em um mês! Ironicamente nessa mesma data no ano anterior eu recebia noticias não muito boas.
Um mês ! Tão pouco, porém tão esperado essa data... Ao mesmo tempo eu tão despreparada, achando que ela seria em março ou abril de 2009, e assim, tão antes.
Quando vi o e-mail eu fiquei tão nervosa e feliz que vi tudo escuro, deu um calafrio, tontura e até dor de barriga.
Foi um mês de tensão, de preparação, de pesquisa, de stress...
17 de dezembro... a data tão esperada.
Tudo parecia estar sob controle, tudo muito bem preparado, o francês na ponta da língua.
Chegando no temido escritório já recebo uma noticia muito boa, já que o tal haitiano "do mal" já estava bem feliz de volta à Montreal. Mme Judith faria a entrevista... ufa
Dois casais na minha frente, e eu la, sozinha... com a cara e a coragem. Um dos casais saem da bendita salinha. Tudo feliz. Conseguiram. O segundo casal entra, depois de uns 40 minutos de tensão, sem ninguém pra conversar e me distrair e não pensar tanto naquilo.
Eles saem, tudo feliz também...
Mais 10 minutos e a minha vez chega. Mme Judith muito simpática conversa comigo, como estou, o que me fez querer imigrar, por que Qubec.... Pra onde já viajei, o que faço, o que quero fazer. Foi tudo muito tranquilo, meus diplomas verificados, meu passaporte admirado (um passaporte com visto pra Guadaloupe não é sempre que se vê. Alguns minutos se passam em silêncio... e eu la sou besta de puxar assunto e errar no francês?
"Ne t'inquiete pas, vous êtes acceptée au Quebec, felicitacions"
Alivio, felicidade, adrenalina, tantos sentimentos.
Fui obrigada a informar Mme Judith que ela me deu a melhor noticia em toda minha vida. Quase chorei. segurei firme e forte pra não chorar, de felicidade !
Abracei-a, acho que peguei-a meio de surpresa a quebecoise simpática. Mas ela entendeu que a felicidade era imensa.
Minha maior conquista, meu maior sonho... half way done !
E fechei assim, 2008 com chave de ouro !

No comments: